segunda-feira, fevereiro 22, 2010

A Manifestação Social agora é Virtual

"Os tais 140 caracteres reflectem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido."

O escritor José Saramago deu essa declaração sobre o twitter em uma entrevista ao Jornal O Globo. Ele, que seria a última pessoa que eu iria imaginar que consegueria resumir uma das suas frases em 140 caracteres. Isso é bom ou ruim? Não quero entrar nesse mérito neste post, mas centrar na questão de como as mídias sociais estão influenciando cada vez mais a opinião das pessoas em relação a qualquer assunto, seja o mais banal (BBB) aos mais sérios (José Roberto Arruda).

A geração do século XXI é sempre criticada pela sua postura de inércia diante de acontecimentos como corrupção, eleição, fenômenos da natureza causados pela ação do homem, enfim, todos assuntos relevante diante dos olhos da nossa sociedade, mas a verdade é que essa atitude ela existe, só que não no campo físico, mas sim no virtual.

Na última campanha presidencial Americana, o democrata Barack Obama, investiu cerca de 47 milhões de dólares na internet, o que em parte explica os 5 milhões de pageviews únicos obtidos em somente um vídeo postado no site oficial da campanha. Obama revolucionou a internet na campanha. Ele lançou o candidato à vice-presidência pelo Twitter. Tinha 150 mil pessoas acompanhando, hora a hora. Teve 92 milhões de acessos em seu portal.

Talvez Obama tenha sido o percursor deste novo movimento na política brasileira e inspirou até os mais conservadores, como José Sarney, ele mesmo, que nunca dá entrevista, teve que se render aos recursos tecnológicos, quando veio á tona o escândalos dos cargos públicos. Como ele estava sendo criticado e via campanhas para a sua renûncia ao cargo de Presidente do Senado só aumentarem, teve a ideia de contratar jornalistas para denfendê-lo de todas as acusações virtuais.

Mas são poucos políticos que enxergam esse novo modo de ´fazer política´. O Senador Mercadante, enxergou e é um dos usuários assíduos do twitter (por mais que não acredite que realmente seja ele que esteja twitando) e o pré-candidato a presidência José Serra, que nunca responde as criticas, mas qualquer visita, novidade, posta no twitter e vangloria sua gestão.

As mídias socias estão sendo usadas como ferramentas para unir grupos, tribos em volta de uma manifestação social. O protesto gerado em frente a delegacia que Arruda está preso, foi organizado entre Orkut e twitter, já existem campanhas contra a ONG Projeto Legal (uma das responsáveis por soltar um dos assassinos do menino João Hélio) e há pessoas dispostar a fazer um protesto contra a decisão, enfim, agora, primeiro acontece no mundo virtual e depois vai par ao real.
Outro exemplo de como a internet realmente mudou nossa forma de se expressar, é a votação do BBB. Essa é a primeira edição que os votos da internet tem o mesmo ´valor´ dos que vierem pelas ligações, e com isso toda a campanha contra um candidato feita nas mídias sociais, estão dando certo no resultado da votação final. Foi assim com Tessália, Elenita e muito provavelmente com Angélica, que hoje, é muito mais conhecida como ´bigoduda´, graças as piadas intermináveis do Kibeloco no twitter.

Como isso poderia dar uma visão política, social, melhor aos jovens brasileiros? Usar um instrumento tão comum e usado diariamente por todos nós e tendo neles formadores de opinião, pode ajudar, mas não formar pessoas com opinões próprias e que tenham consciência do poder que teem nas mãos.

Mas se o Saramago tiver razão.... Tudo isso é mera ilusão.

Um comentário:

Bruno Vasconcellos disse...

Belo texto! Estamos na expectativa para os próximos que virão (se é que vc vai dar continuidade neste seu projeto)....enfim, ve se começa a leva isso a sério porque vc até leva jeito pra coisa!